5 dicas de autocuidado para melhorar sua saúde mental.

Os últimos anos nos mostraram que o autocuidado e a saúde mental estão profundamente conectados. Seja uma pandemia global ou ser um cuidador e um pai trabalhador, só podemos prosperar quando reservamos um tempo para cuidar de nós mesmos.

A verdade é que tentar consertar o esgotamento depois que ele acontece não é sustentável. Precisamos implementar dicas de autocuidado para a saúde mental diariamente — antes que fiquemos sem energia.
Uma rotina proativa de autocuidado tem o poder de impulsionar seu bem-estar pessoal. Como resultado, seu desempenho no trabalho, relacionamentos e saúde física também melhoraram.
Portando veja por onde começar? Vamos mergulhar no que é autocuidado e nossas cinco principais dicas de autocuidado para saúde mental.

O que é autocuidado?
Autocuidado é o conjunto coletivo de práticas que você adota para garantir que está feliz e saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a saúde como a aptidão de pessoas, famílias e comunidades para promover bem-estar, evitar enfermidades, manter-se saudáveis e enfrentar doenças e incapacidades, independentemente do auxílio de um profissional da saúde.
No entanto, o entendimento comum de autocuidado é um pouco menos clínico. O autocuidado é uma forma de amor-próprio que nos ajuda a manter a aptidão física e mental. Enquanto a definição de autocuidado da OMS é prescritiva, o autocuidado é aditivo. São as práticas que nos fazem sentir bem — sobre nós mesmos, nossos futuros e nossas vidas.

Exemplos de autocuidado
Não há limite para o que é considerado autocuidado. Tudo se resume à qualidade, intenção e pro atividade da ação.
Por exemplo, se você tem tendência a ter dores de cabeça, o autocuidado pode ser assim:

  • Consultar um médico para determinar a causa subjacente
  • Beber bastante água
  • Reduzir a ingestão de álcool, cafeína ou açúcar
  • Sair mais cedo do trabalho ou pular planos sociais para descansar

Ou digamos que seu trabalho esteja extremamente estressante agora. Talvez você esteja tentando terminar um projeto importante ou passando por uma temporada movimentada. Você pode querer participar de atividades de autocuidado como:

  • Dormir o suficiente todas as noites
  • Tirar um dia de saúde mental quando você se sente esgotado
  • Não deixe que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional fique fora de controle
  • Fazer pausas longe do computador para controlar o cansaço visual
  • Priorizar a saúde física programando treinos

Em ambos os exemplos, há um número infinito de ações que você pode tomar de forma proativa ou reativa. No entanto, o propósito é sempre o mesmo: gerenciar a situação e o efeito que ela tem no seu bem-estar.
5 dicas de autocuidado para a saúde mental
Como é — na prática — auto gerenciar sua saúde mental e por onde começar? Entramos em contato com várias pessoas na BetterUp, tanto treinadores quanto funcionários, para descobrir quais práticas eles usam.

Os resultados? As pessoas usam uma ampla gama de recursos, e a maioria das pessoas tem uma combinação de práticas que usam regularmente. Não só um tamanho não serve para todos, como nenhuma opção única é uma cura para todos.
1.Desenvolva a atenção plena
Uma das primeiras palavras que vieram à mente da BetterUppers foi “atenção plena”. Isso porque as práticas de atenção plena têm um efeito cumulativo em nossa saúde mental.

No entanto, desenvolver uma prática de atenção plena é notoriamente desafiador. Com tanta coisa para fazer e tantas notificações clamando por nossa atenção, pode ser difícil desligar tudo isso por um minuto sequer.
Aqui estão algumas dicas para desenvolver esta prática:

grátis Mulher Abrindo Os Braços Foto profissional

Respiração consciente: respirar fundo pode acalmar sua mente e seu corpo imediatamente. A melhor parte? Isso é fácil de fazer, mesmo se você estiver em sua mesa, dirigindo ou no meio de uma reunião do Zoom.
Meditação: Pesquisas mostram que a massa cinzenta no cérebro de meditadores regulares na verdade aumenta. Essas mudanças cognitivas nos ajudam a melhorar nossa capacidade de aprender, formar e relembrar memórias, regular nossas emoções e refletir.
Gratidão :Refletir sobre o que você é grato pode trazê-lo de volta ao momento presente, especialmente se você estiver se preocupando muito com um futuro desconhecido. Esta é uma das melhores e mais fáceis maneiras de praticar o autocuidado para sua saúde mental.
Caminhada consciente: Jay Beaulieu, Representante de Desenvolvimento de Vendas na BetterUp diz: “Eu descobri a prática da meditação caminhando e descobri que ela funciona muito bem para mim. É exatamente a mesma prática de aquietar seus pensamentos e recuperar sua atenção como a meditação sentada, mas talvez seja mais adequada para pessoas que gostam de estar em movimento!”
2.Priorize a atividade física

grátis Mulher De Blusa Preta E Legging Preta Sentada No Chão Foto profissional

Se o movimento parece, bem, mais a sua velocidade, vários BetterUppers citam exercícios e atividades físicas como seus hábitos de saúde mental. Aqui estão algumas maneiras de tornar esta dica de autocuidado para a saúde mental um pouco mais fácil:
Experimente yoga: a prática de yoga pode melhorar a função executiva, aliviar padrões de estresse crônico e melhorar seu relacionamento com seu corpo. Leilane Garrett, uma das executivas de contas sênior da BetterUp, diz que “Yoga, exercícios com meu treinador, pelotão, e meditação ajudam muito a me manter equilibrada e com os pés no chão.”
Encontre um treino que você ame: Exercícios não são universais. O melhor treino é aquele que você mantém consistentemente. Os benefícios de movimentar seu corpo são ampliados quanto mais você faz isso.
3.Passe algum tempo na natureza

grátis Mulher Sentada Nas Pedras Foto profissional

O que caminhadas, jardinagem e férias têm em comum? Tempo gasto na natureza. Muitas pessoas acham que estar ao ar livre é uma experiência terapêutica. A Associação Americana de Psicologia (APA) vincula passar mais tempo na natureza com níveis mais baixos de estresse, cognição melhorada, afeto positivo e bem-estar subjetivo.
Deixe os eletrônicos para trás: Uma caminhada, uma trilha, algo em que você não consegue se conectar a nenhuma tecnologia e apenas deixa seu cérebro no piloto automático por um tempo.”
Mova suas atividades normais para fora: Se você está procurando incorporar mais tempo ao ar livre em sua agenda, você pode combiná-lo com qualquer coisa em sua agenda. Tente ler ao ar livre, almoçar ao ar livre ou fazer uma reunião caminhando.
Como vimos, é possível encontrar diversas maneiras de se conectar com a natureza e aproveitar os benefícios que ela traz. É importante lembrar que, mesmo dentro de casa, é possível encontrar formas de vivenciar esse contato.
4 . Pratique a auto aceitação
Uma grande parte da proteção da nossa saúde mental é manter nossos críticos internos sob controle. Aprender a prestar atenção à nossa conversa interna é importante. A autocrítica pode matar nossa motivação, energia e criatividade.
Aqui estão algumas dicas para praticar a auto aceitação:
Reconheça que somos todos apenas humanos: Somos todos apenas seres humanos que às vezes desistem e às vezes perdem. Também não existem vencedores. Somos todos apenas humanos que às vezes vencem ou são muito bem-sucedidos em certas áreas de nossas vidas.”

Fale de volta para seu crítico interno: Não deixe que aquela vozinha no fundo da sua cabeça seja responsável pelo que você acredita sobre si mesmo. Quando você se criticar, revide. Faça uma lista de todas as coisas que você ama em si mesmo e consulte-a nesses momentos.
5 . Encontre seu estado de fluxo
Às vezes, a melhor maneira de cuidar de si mesmo é simplesmente sair da sua cabeça. Você pode tentar essas atividades para administrar pensamentos ansiosos e entrar no fluxo:

  • Organizando coisas
  • Quebra-cabeças
  • Oração meditativa, como rezar um rosário ou outro ciclo de oração rotineira
  • Voluntariado com crianças
  • Fazendo trabalho manual desafiador

Considerações finais sobre autocuidado para saúde mental
Quem se cuida, se ama. Mantendo o equilíbrio em todas as áreas da vida, uma pessoa consegue enfrentar melhor as tarefas e os desafios diários. Torna-se mais positiva, focada, produtiva e resiliente. Com uma autoestima elevada e boa saúde física e mental, ela alcança resultados melhores tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS) , BetterUp, Associação Americana de Psicologia (APA)

Deixe um comentário