Leitura do dia : Meditação

O que é meditação?

Meditar é uma sabedoria espiritual comum e uma atividade presente no âmago de todas as principais vertentes religiosas. Pois ela leva o meditante da mente ao coração, promovendo a união desses dois pontos essenciais do ser humano. Portanto não se trata de uma prática mística complicada ou excessivamente desafiadora. É, na verdade, um caminho de conhecimento, que consiste principalmente em desaprender as respostas condicionadas e imaginárias à realidade.

Meditação e seus benefícios:

Praticar meditação traz uma sensação de tranquilidade, serenidade e harmonia que contribui para o seu bem-estar emocional e físico. Além disso, é uma ferramenta valiosa para relaxar e lidar com o estresse, focalizando-se em algo que traga paz. Assim a meditação auxilia no desenvolvimento da capacidade de se manter centrado e de cultivar a calma interior.

Então os efeitos benéficos da meditação não se limitam ao momento da prática. Pois eles se estendem ao longo do dia, proporcionando uma sensação de tranquilidade contínua. Ademais, a meditação auxilia no controle de sintomas de certas condições médicas.

Bem-estar emocional e físico da meditação:

Assim ao praticar a meditação, é possível aliviar a carga de informações acumulada diariamente, o que contribui para o estresse.

Os benefícios emocionais e físicos da meditação abrangem:

– Abordar de forma diferente as situações estressantes.

– Desenvolver habilidades para lidar com o estresse.

– Aumentar a autoconsciência.

– Concentrar-se no momento presente.

– Diminuir sentimentos negativos.

– Estimular a criatividade.

– Cultivar a paciência.

– Redução da frequência cardíaca em repouso.

– Diminuição da pressão arterial em repouso.

– Melhorar a qualidade do sono.

Modalidades de meditação

Além disso meditação é um termo abrangente que engloba as diversas formas de alcançar um estado de relaxamento. Diversas técnicas meditativas e abordagens para relaxar fazem uso de elementos da meditação, todas com o propósito comum de obter paz interior.

As técnicas de meditação podem abranger:

– Meditação guiada, também de fato conhecida como visualização ou imaginação guiada. Por meio desse método, você cria imagens mentais de lugares ou objetos que contribuem para o seu relaxamento.

Procura-se engajar ao máximo os sentidos, explorando o olfato, visão, audição e tato. Você pode ser orientado nesse processo por um instrutor ou guia.

– Meditação com mantras. Nesta prática meditativa, você repete palavras, pensamentos ou frases tranquilizadoras para afastar pensamentos indesejados.

– Meditação da atenção plena. Este método de meditação tem como base a plena consciência, ou seja, estar mais presente no momento atual.

Durante a prática da meditação mindfulness, o foco é direcionado para um ponto específico, como a sensação do fluxo da respiração. Durante esse processo, é possível observar os pensamentos e sentimentos que surgem, sem, no entanto, julgá-los.

O Qigong é uma prática que engloba meditação, relaxamento, movimentos e exercícios de respiração, portanto com o objetivo de restaurar e manter o equilíbrio. Introduzido na medicina chinesa, o Qigong (CHEE-gung) desempenha um papel fundamental nesse contexto.

O Tai chi consiste em uma forma suave de treinamento das artes marciais chinesas. Durante a prática do tai chi (TIE-CHEE), são realizadas sequências de posturas e movimentos de maneira delicada e fluida, acompanhadas de respirações profundas.

No Yoga, são feitas uma série de posturas que demandam controle da respiração. Esse conjunto de exercícios auxilia na obtenção de um corpo flexível e em uma mente tranquila. Para realizar as posturas com eficiência, é necessário encontrar equilíbrio e concentração, o que contribui para desviar a atenção do dia agitado e focar mais no presente. Esses são alguns dos elementos que compõem a prática da meditação.

Partes da meditação

Cada tipo de meditação pode incluir certos recursos para ajudar você a meditar. Eles podem variar dependendo de qual orientação você segue ou de quem está dando aula. Alguns dos recursos mais comuns na meditação incluem:

– Atenção focada. Focar sua atenção é um dos elementos mais importantes da meditação.

Focar sua atenção é o que ajuda a libertar sua mente de muitas coisas que causam estresse e preocupação. Você pode focar sua atenção em coisas como um certo objeto, uma imagem, um mantra ou até mesmo sua respiração.

– Respiração relaxada. Esta técnica envolve respiração profunda e em ritmo constante usando o músculo entre o peito e a barriga, chamado músculo diafragma, para expandir os pulmões. O objetivo é desacelerar a respiração, absorver mais oxigênio e reduzir o uso dos músculos dos ombros, pescoço e parte superior do peito durante a respiração, para que você respire melhor.

– Um ambiente tranquilo. Sobretudo se você é iniciante, a meditação pode ser mais fácil se você estiver em um local tranquilo. Tente ter menos coisas que possam distraí-lo, incluindo televisão, computadores ou celulares.

Com a prática, você será capaz de meditar em qualquer lugar, inclusive em situações de alto estresse, bem como: engarrafamentos, reuniões de trabalho tensas ou longas filas no supermercado. Nesses momentos, a meditação pode ser especialmente benéfica.

A princípio escolha um lugar onde se sinta à vontade. Você pode meditar sentado, deitado, caminhando ou em outras posições ou atividades. O importante é estar confortável para aproveitar ao máximo a meditação, mantendo uma postura adequada.

Seja receptivo. Permita que os pensamentos passem pela sua mente sem fazer julgamentos.

Desenvolvendo suas habilidades de meditação

Não julgue como você medita. Pois isso pode aumentar seu estresse. Meditação requer prática. Então é comum que sua mente divague durante a meditação, não importa há quanto tempo você esteja praticando meditação. Se você estiver meditando para acalmar sua mente e ela divagar, retorne lentamente ao que você está focando. Principalmente experimente maneiras de meditar para descobrir quais tipos de meditação funcionam melhor para você e o que você gosta de fazer. Adapte à meditação às suas necessidades conforme você avança. Lembre-se, não há maneira certa ou errada de meditar. Acima de tudo o que importa é que a meditação ajuda você a reduzir seu estresse e a se sentir melhor no geral.

Leia mais sobre : Dicas para o seu bem-estar

Fontes: NHS

Um comentário

Deixe um comentário